• EDUCAÇÃO
  • Minimanual virtual Planserv

20/03/2017 13:52

Atuação do CBMBA nos Incêndios Florestais na Bahia

Segundo os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, até agosto de 2016, houve um aumento de 65% no número de focos de incêndios florestais em relação ao ano de 2015 no País. Na Bahia houve aumento considerável no número de ocorrências. Somente no verão 2015/2016 ocorreu o terceiro maior incêndio registrado do século no Parque Nacional Chapada Diamantina - PNCD. Na ocasião, o CBMBA, mudou a sede do Comando-geral da Instituição para a cidade de Lençóis e empregou diariamente mais de 120 bombeiros militares no combate. Em 2016 foram registrados 1069 incêndios em vegetação, sendo 621 no interior da Bahia.

Nosso Estado enfrenta um período atípico de queimadas, dentre outros fatores, em função do longo período de estiagem. Desta forma, é preciso a colaboração de toda a população para evitar situações que possam causar incêndios.

Medidas preventivas têm sido adotadas para evitar novos desastres, o CBMBA se reuniu com diversas prefeituras da região do PNCD discutindo a implantação de mirantes e estratégias de monitoramento e também aquisição de equipamentos adequados para fiscalização e combate. Na capital e RMS, os grupamentos têm realizado palestras nas escolas e empresas salientando que, a ação humana, somada ao tempo quente e seco, é uma das principais causas dos incêndios em vegetação.

Diante da necessidade de medidas emergenciais, o CBMBA evida esforços para proteger a fauna e a flora do nosso Estado e os bombeiros militares são empregados em escala ordinária e extraordinária diuturnamente, a exemplo do que ocorreu recentemente em Mata de São João e Camaçari (Praia do Forte e Guarajuba), na APA Marimbus em Iraquara, em Ituaçu, Saúde, Jacobina, Caém e Rio de Contas. Especificamente no interior do Estado, o 11º GBM atende a região do PNCD está em constante estado de alerta, assim como os vinte e oito bombeiros militares recém- formados no Curso de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais estão prontos para combater em qualquer região.