• Programa de Estágio

Notícias

30/11/2017 14:04

CBMBA realiza Feira de Saúde Novembro Azul

Em alusão a campanha Novembro Azul, o CBMBA realizou uma palestra sobre prevenção ao câncer de próstata. O evento aconteceu na manhã de hoje, dia 30, no auditório do Tribunal de Justiça da Bahia, localizado no CAB. A palestra foi ministrada pelo Médico Urologista Capitão PMBA André Dantas Zimmermman. "Aproximadamente 61 mil casos de câncer de próstata foram detectados somente no ano de 2016 no Brasil", alertou Capitão André.

Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigido à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. Em relação aos sintomas da doença, o Oficial PM enumerou os principais. "Dificuldade para urinar, incluindo o gotejamento, ardência e dor; sensação de esvaziamento incompleto da bexiga; aumento da frequência em urinar de dia e de noite; redução da força e do jato de urina; sangramento ao urinar; infecção urinária e às vezes na avaliação médica se descobrir que tem alguma elevação do PSA com alguma alteração da próstata associada, o que pode indicar uma suspeita de câncer; entre outros", ressaltou.

TC BM José Moreno da Silva deu um depoimento emocionado ao falar sobre o assunto. “Gostaria de parabenizar pela iniciativa e transmitir um recado aos homens: não sejam covardes e procurem um médico para cuidar da saúde”, declarou, numa alusão a um dos maiores tabus na resistência masculina em realizar o exame de toque retal, considerado essencial na prevenção contra o câncer de próstata.

O Comandante-Geral do CBMBA, Coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo elogiou os organizadores da palestra e a todos os envolvidos. "Gostaria de parabenizar por mais este evento. Estamos resgatando esta mentalidade de ações voltadas à prevenção na saúde aqui no CBMBA, pensando cada vez mais em evitar que a tropa adoeça", disse Coronel Telles.



Fonte: CBMBA/ACS

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.