26/12/2017 14:51

CBMBA comemora o 123° aniversário

O Corpo de Bombeiros Militar da Bahia comemora hoje, dia 26, seu 123° aniversário. A origem do CBMBA se deu no dia 26 de dezembro de 1894, neste período, o Conselheiro José Luiz de Almeida Couto, era prefeito da cidade de Salvador.

O prefeito foi quem criou através da Lei Municipal nº 124, de 26 de dezembro de 1894, o "Corpo de Bombeiros da Cidade de Salvador", para executar, de modo regular e permanente, os serviços de combate contra incêndios e prestar socorros imediatos e profissionais nos casos de desabamentos, inundações, explosões, ou a pessoas que se encontrassem em iminente perigo de vida dentro da área do município.

Em 2014, a Assembléia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou, por unanimidade, a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 138/2014 tratando da emancipação do Corpo de Bombeiros da Polícia Militar. De acordo com a PEC, o Corpo de Bombeiros se tornaria órgão vinculado à Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP), passando a se chamar Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA).

A corporação, antes vinculada à Polícia Militar da Bahia, conquistou, em 25 de agosto de 2015, autonomia administrativa, orçamentária e financeira. O processo de emancipação completou-se com a nomeação do coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo a Comandante-Geral do CBMBA.

Fonte: CBMBA / ACS