• Programa de Estágio

Grupo Escoteiros do Fogo Maestro Wanderley

No COBM (Comando de Operações de Bombeiros Militares) da PMBA, funciona o Grupo de Escoteiros do Fogo Maestro Wanderley, cinquentenário composto por 70 (setenta) crianças e adolescentes, filhos de bombeiros e de civis. Eles são acompanhados pelo CB e pelos seus instrutores e conselheiros na prática educacional, utilizando a disciplina para a conservação e preservação do meio ambiente. Também criam mecanismos de melhora no relacionamento com seus familiares e a sociedade, assim como nas ações de cidadania, no atendimento à comunidade soteropolitana, com prevenção, através de treinamentos de combate a incêndios, salvamentos aquáticos e primeiros socorros.

A parceria Bombeiro-Escoteiro proporciona às crianças e adolescentes a prática de boas ações. O aprendizado das técnicas básicas de primeiros socorros, o correto atendimento ao público, e ainda entrosamento e aproximação com o serviço prestado pelos soldados do fogo, são algumas das boas ações praticadas.

A colaboração do Poder Público sugere a construção de uma nação melhor e é sinônimo de responsabilidade social com o ambiente em que vivemos. Isso faz com que as crianças recebam orientações devidas e sigam caminhos corretos. Assim, trabalhamos na preparação de inúmeros líderes, pessoas que terão uma maior probabilidade de atuação, com postura íntegra, seriedade e firmeza nos setores público e privado.

São inúmeras as possibilidades de integração do bombeiro com o escotismo, pois funcionam como elementos facilitadores para a prática dos seus princípios: atendimento a crianças perdidas nas praias, prestação de informação ao público, multiplicador de dicas de segurança, ajudando ao próximo em várias circunstâncias.

Recomendar esta página via e-mail: