CATP retoma fiscalização em estabelecimentos comerciais

07/06/2021 - 10:42

O Comando de Atividades Técnicas e Pesquisas (CATP) retomou as fiscalização nos estabelecimentos comerciais. Suspensas desde o início da pandemia, quando as lojas de comércio não essenciais foram fechadas para evitar a proliferação da Covid-19, as fiscalizações têm como finalidade inspecionar se os ambientes estão de acordo com as normas técnicas de prevenção e combate a incêndio.

“Não interrompemos o trabalho de vistorias, mas nos adequamos às normas de segurança. Os projetos estão sedo recebidos por e-mail e para as inspeções seguimos todos os protocolos de segurança, o que vai ser continuado durante as fiscalizações. Essas foram suspensas por causa do fechamento do comércio, mas é importante que os estabelecimentos sigam também as normas adequadas no quesito prevenção e combate a incêndio”, explicou o comandante do CATP, coronel BM Jorge Sturaro.

Durante as fiscalizações, os ambientes que não estiverem de acordo com os protocolos de segurança são notificados e os responsáveis recebem orientações sobre as adequações necessárias. Eles têm um prazo para os ajustes e adequações e após esse período os militares retornam para verificar se as regras foram cumpridas. Caso o estabelecimento permaneça em descordo, o responsável pode ser multado e o ambiente pode ser lacrado e ficar com as atividades suspensas.

“Mas o nosso principal objetivo é fazer com que cada responsável entenda a importância do cumprimento das normas para evitar incidentes como os incêndios, ou, caso aconteçam, que não sejam de grandes proporções e principalmente, que consigamos preservar as vidas humanas, sejam de funcionários ou clientes desses estabelecimentos, justamente pelas medidas preventivas que são essenciais. Por isso, antes da multa explicamos tudo, de acordo com cada ambiente e atividade exercida”, completou o coronel BM Sturaro.
Importância – As medidas de segurança são essenciais para evacuação da população com segurança até o piso de descarga, dificultar a propagação do fogo e fumaça, proporcionar o primeiro combate ao incêndio e facilitar o acesso do Corpo de Bombeiros. Hidrantes, sprinklers, saídas de emergência e a larguras mínimas de escadas são apenas algumas das medidas de segurança que são analisadas pelos bombeiros militares.

 

Saiba como regularizar sua edificação

http://www.cbm.ba.gov.br/index.php/portal/edificacao

Fotos

Última modificação
segunda-feira, Junho 7, 2021 - 11:03
Author
305736536